domingo, 25 de outubro de 2009

Prematuro?

Estes dias tenho sido assaltado pela possibilidade de um novo relacionamento afetivo.
O assaltado fica pela chance de estar sendo vítima de alguma irregularidade, ou ilicitude, cometida pelos meus sentimentos. Teimo em dizer que sentimentos e, principalmente, pensamentos são assim como que independentes. Provavelmente monges budistas, com bastante experiência, tirem isso de letra. Só pensam no que querem, quando querem, e, dizem que chegam até a deixar a cabeça tão limpa quanto uma tela ou folha de papel antes da pintura. Para os simples mortais, especificamente este, isso não ocorre. Vira e mexe sou tomado de assalto por sentimentos ou pensamentos que não me consultam sequer à respeito da hora da visita.
Quando converso ou me insinuo não me dou conta, mas, depois, naqueles momentos de solitária reflexão, que tem sido a tônica destes meses, acho que posso estar cometendo, ou em vias de cometer, uma traição contra a Márcia, desta vez contra a memória dela.
Sempre achei complicada a religiosa existência de faltas ou pecados por pensamentos, palavras e obras. Nem sei se ainda existem pecados ou religiões, mas vá lá que obras e palavras que possam prejudicar outro ser, sejam punidas de alguma forma. Agora, pensamentos? Talvez por isso é que eu lhes atribua essa absoluta independência. Eles que sejam procurados e punidos, se merecerem. De antemão já aviso, não sei onde se escondem.
Qual é o tempo do luto? Lembro-me de minha avó que só conheci, quando menino, viúva e das roupas permanentemente pretas, ou muito escuras, que usava além dos cabelos presos no cocuruto. Isso mesmo depois de muitos e muitos anos da partida de meu avô. E agora?
Esses sentimentos, pensamentos e palavras, com cores mais vivas, magoariam a Márcia?
Provavelmente, minha avó diria que sim, minha mãe que não. A própria, magnânima, diria que não e acrescentaria que eu não saberia viver sozinho. Ao mesmo tempo, ciumenta, talvez dissesse que não mas com a aparência de sim.
Mesmo com a absoluta certeza de que cores mais claras ou abertas, não significam nem por um instante esquecimento, alguma das pessoas que me são caras afirmaria que ainda é prematuro?

8 comentários:

Célia disse...

Não conseguiria dizer qual é o tempo certo... a saudade é atemporal. A idéia de se viver sozinho é mais assustadora do que, talvez o medo de se escolher a pessoa errada. O que fazer? Não sei... Não consigo imaginar a situação sem pensar nas vezes que lhe dei um cutucão ou uma bronca por olhar outras pela rua, no simples intuito de defender a Márcia e representá-la nos momentos em que ela não estava por perto. É com esta sensação que acabo ficando um tanto sem resposta. Preciso elaborar melhor... Só torço muito para que se aparecer alguém, que ela seja paciente,autêntica e que goste realmente de você - como você é - nos momentos de bom e mal humor. É bom saber que sou ciumenta e vou ficar na cola para te proteger de qualquer coisa. Te amo muito......

Paespedro disse...

Antes de qualquer coisa é óbvio que nada apaga as memórias, o amor e o respeito que todos temos pela mãe e isso é imutável, é independente de circunstâncias e cada um de nós levará para o resto da vida dentro de si.

Existem coisas pra se refletir sobre quando estamos isolados/sozinhos e sobre o que essa situação acarreta (como reagimos a ela por exemplo), mas acho que você já sabe o suficiente sobre isso, inclusive já conversamos bastante sobre mas no caso a situação de "emissor e receptor" era inversa.

Meu querido, eu desejo apenas, da forma mais nua possível, que você seja feliz e que possa recomeçar e com isso ter a oportunidade de corrigir - se houverem - seus passos mais tortos e sinuosos nesses seus 35 anos de caminhada. Eu sou seu filho, amo você como você é e depois de 25 anos juntos dá pra dizer que isso obviamente é igualmente imutável.

Talitha disse...

Espero que dê tudo certo pra você, com ou sem alguém, todos nós queremos que continue sendo feliz, sem se sentir culpado.
De uma forma nada boa isso foi lhe tirado.
Como o Fabio e a Célia escreveram, só você sabe o que acontece na sua rotina pra entender melhor o que quer para sua vida, necessidades e sentimentos.
Se for alguém certo ou errado, só o tempo vai conseguir te responder.

Grande abraço.
Beijos

Bruno Paes Pedro disse...

NAO SEI O QUE DIZER...

Anônimo disse...

Preciso comentar ? Não poderia ter falado conosco já que gostaria de nossa opinião ?

Antes de mais nada por mais que discordemos sobre muitas coisas espero que seja muito feliz, hoje com pouco mais de 7 anos de casado não consigo imaginar minha vida sem minha esposa, amiga e companheira e também não consigo imaginar como deve ser depois de 35 anos de união.

Unknown disse...

Fala Véio,

Sabe que torço para que tudo dê certo na sua vida...conta sempre com o gordo aqui.

Com carinho de sempre

André

Unknown disse...

As lembranças da vida nunca são esquecidas e você como ninguém também merece ser feliz!!!!
Torço muito por você e por essa pessoa maravilhosa!!!!t doro muitoooooo............

prisfaria disse...

Tio,
O amor que vocês tinham um pelo outro, o respeito, as memórias, enfim....o casamento, nunca será apagado se seu coração, se é prematuro?.....cabe apenas a você, decidir a hora certa de recomeçar um relacionamento.
Apenas quero dizer, amo você, torço por sua felicidade e estou aqui para você, é só chamar!!!
Beijos no coração, se cuide.