sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pedaço de Mim / Retalhos

PEDAÇO DE MIM
(Chico Buarque de Holanda)

Oh pedaço de mim
Oh metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar.

Oh pedaço de mim
Oh metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais.

Oh pedaço de mim
Oh metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu.

Oh pedaço de mim
Oh metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi.

Oh pedaço de mim
Oh metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo A mortalha do amor, adeus.



RETALHOS
Oh pedaço de mim,
Oh metade adorada, amputada e arrancada de mim,
Não leva, deixa o teu olhar, os teus sinais, o vulto teu, o que há de ti
E lava os olhos meus.
A saudade é a pior tormenta num barco.
É o revés de um parto.
A dor latejada do pior castigo.
O esquecimento que aos poucos descreve um arco.
A saudade é arrumar o quarto.
É assim como uma fisgada que teima em ficar comigo.
É pior do que se entrevar ou ficar atracado no cais.
É um filho que já morreu ou um membro que já perdi.
Não sei como não levar comigo a mortalha do amor. Ah, Deus!

3 comentários:

J.R.Siqueira disse...

Oh meu grande amigo-irmão, me perdoe a ausência e a distância, mas saiba (acho que sabe) que elas são apenas físicas. Estou com você sempre dentro de mim, estou sempre perto de você em alma, carinho e admiração. Esta homenagem quase de catarse é tão linda que dói, dói tanto que vira poesia de amor. Beijo na tua linda alma. Zé Renato

Paespedro disse...

Não tenho o que falar. Ficou muito lindo meu querido. Amo vc. Mtas saudades dela.

prisfaria disse...

Lindo!!!......isso é para sempre!!!
Nossa vida só vale a pena quando temos por perto pessoas especiais.
A saudade não acaba, nem tem fim, porém é possivel matar as saudades ao olhar para o rosto dos seus filhos e netos.
Tô aqui tio!!!
beijos